FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO CLARO

 

FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

______________________

Início
Missão
Equipe
SAE
CTA
PreP e PEP

 

Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais

 

PEP/PREP - Profilaxia Pós-Exposição

A melhor técnica de se evitar a contaminação por Aids/HIV é a prevenção combinada que consiste no uso simultâneo de diferentes abordagens de prevenção. O uso de antirretrovirais na Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) são exemplos de como o uso de tecnologia em medicina a serviço da prevenção podem evitar que novas pessoas se infectem pelo vírus HIV.
PrEP.


A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a PrEP para pessoas com maior risco de infecção pelo HIV, como gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo, homens e mulheres trans, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e outro não). Vale ressaltar que a PrEP não imuniza contra outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); portanto, outros meios de proteção como o uso de preservativo interno e externo devem ser combinados.
PEP.


A Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida preventiva de urgência que atende pessoas expostas ao vírus da Aids por diversos motivos: relação sexual consentida (quando o preservativo rompe, escapa ou não é usado), exposição ocupacional e violência sexual, por exemplo. O tratamento é realizado por meio de dois medicamentos antirretrovirais diários ao longo de 28 dias, de modo a eliminar o HIV. Segundo os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), do MS, para que a PEP tenha mais eficácia é importante que a pessoa exposta inicie o tratamento o mais rápido possível, de preferência em até 72 horas após a exposição sexual.

 

Fale conosco

dst@saude.rc.sp.gov.br
Palestras
Redução de Danos
PAM
CTA-Itinerante
p