FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO CLARO
______________________

Início
Missão
Equipe
SAE
CTA
PEP - Fluxos
Profilaxia pós exposição sexual o que é isso?
CTA itinerante para testes rápidos de Hepatites e HIV

 

Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais

OBJETIVO GERAL Diminuir a incidência de HIV/AIDS/DST/Hepatites Virais, no município de Rio Claro e microrregião, através de ações preventivas voltadas à população em geral e assistência integral e interdisciplinar para pessoas vivendo com essas patologias. É o responsável pelo Enfrentamento da Epidemia do HIV/AIDS e Hepatites Virais no município de Rio Claro. Conta com uma unidade de saúde:

SEPA: Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para DST/AIDS/Hepatites Virais SAE/CTA “Graziela Osele Ferro Ramos” (LEI 4430 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012)

Ao SEPA compete:

Construção, elaboração, implantação, implementação, monitoramento, avaliação e articulação local (na unidade) e intersetorial de ações estratégicas que visem diminuir a vulnerabilidade da população do município e micro região em adquirir Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST, HIV/AIDS/HEPATITES VIRAIS);
•Buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas;

•Reduzir o preconceito, a discriminação e os demais impactos sociais negativos das DST/HIV/AIDS/HEPATITES VIRAIS, através de políticas públicas pautadas pela ética, compromisso com a promoção da saúde e da cidadania, em consonância com os princípios do SUS.

Pelo cadastro CNES código 106 conta com:

CTA- Centro de Testagem e Aconselhamento;

SAE- Serviço de Assistência Especializada;

ADT: Assistência Domiciliar Terapêutica;

UDM: Unidade Dispensadora de Medicamento

CTA: Centro de Testagem e Aconselhamento atuará como Lócus de prevenção sendo este referência no município e micro região para as estratégias de prevenção para as DST/AIDS/HIV/Hepatites Virais, com foco nas populações mais vulneráveis.

SAE – Serviço de Assistência Especializada atuará no manejo da assistência às pessoas vivendo com HIV/AIDS, Hepatites Virais e DSTs. Crianças expostas ao HIV, Sífilis , Toxoplasmose, e Hepatites.  E ainda:  Profissionais expostos em acidentes com material biológico; Vitimas de violência sexual; pessoas com exposição sexual,  que estão em uso de TARV.

ADT- Assistência Domiciliar Terapêutica caberá a responsabilidade de suporte assistencial aos usuários que não apresentem condições de comparecem à unidade, sua intervenção será assistência domiciliar.

UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos será responsável pela solicitação, recebimento, controle, armazenamento e logística  dos insumos (medicação, Teste rápido, insumos de prevenção) e dispensação dos mesmos.

 

Fale conosco

dst@saude.rc.sp.gov.br
Palestras
Redução de Danos
PAM
CTA-Itinerante
p