FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIO CLARO

 

FUNDAÇÃO/SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO

______________________

Início
Missão
Equipe
SAE
CTA
PEP - Fluxos

 

Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais

 

                               CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO – CTA


O CTA tem por finalidade atuar na prevenção, considerando que o termo prevenir tem o significado de “preparar, chegar antes de,” e levando em consideração os dados epidemiológicos e características específicas das epidemias (HIV e Hepatites).
 Atende a população por demanda espontânea, com prioridade às populações com maior vulnerabilidade para as ISTs. O atendimento é individualizado e segue alguns princípios preconizados pelo Ministério da Saúde: Acessibilidade, gratuidade, confidencialidade, sigilo, respeito e resolutividade.  O processo de atendimento consiste em: acolhimento, aconselhamento, realização do teste de HIV, sífilis, hepatite B e C, pós-teste com entrega de laudo diagnóstico, oferta de insumos de prevenção (preservativo masculino, preservativo feminino, gel lubrificante) e encaminhamento, se necessário.
O CTA também desenvolve ações extra muro: abordagens in loco onde haja maior vulnerabilidade, campanhas em datas comemorativas, capacitações para profissionais, CTA Itinerante, fóruns de discussão, assessoria sobre conteúdos de prevenção, articulado aos segmentos públicos/privados/ongs.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

PROJETOS ESTRATÉGICOS:

Fale conosco

dst@saude.rc.sp.gov.br
Palestras
Redução de Danos
PAM
CTA-Itinerante
p