Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro
C.C.Z-Centro de Controle de Zoonoses
Suas atribuições são determinadas pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, sendo seu objetivo "prevenir e controlar infecções e agravos que podem ser causados ou transmitidos pelos animais os seres humanos (Zoonoses)", principalmente a raiva, leishmaniose, leptospirose, dengue e febre maculosa.
De forma a controlar essas zoonoses, o CCZ realiza as seguintes atividades:
Raiva: É realizada a Campanha de vacinação anti-rábica canina e felina. Na ocorrência de agressões feitas por animais, é feita a observação desses animais agressores. Também é feito o envio de material para análise laboratorial conforme pactuado.
Leishmaniose: Investigação de casos suspeitos em animais e encaminhamento dos mesmos para exames.
Leptospirose: Pelo fato de o rato ser o principal vetor dessa doença, é feito o combate a esse animal aplicando raticida nas residências através de solicitações dos moradores via sistema 156 e também com a aplicação periódica de raticidas em bueiros.
Dengue: Identificação de áreas de risco com transmissão de dengue, conforme a notificação de suspeitos. A partir desse mapeamento, ocorrem atividades de vigilância e controle para remoção de criadouros e orientação a população. Existem outras atividades complementares, como por exemplo visitas casa-a-casa, trabalhos com pontos estratégicos e imóveis especiais e avaliação do índice de densidade larvária no município.
Febre Maculosa: Após o CCZ ser notificado de um suspeito de febre maculos, é feita a identificação do tipo de carrapato, e os moradores são orientados sobre as formas de medida de controle.
De forma preventiva, o CCZ conta com uma equipe para Informação, Educação e Comunicação (IEC), ministrando palestras educativas como forma de prevenção, dentre elas palestras sobre dengue, caramujo africano, animais peçonhentos, febre maculosa, leptospirose, leishmaniose, pombos, posse responsável, raiva e morcegos.
Todo e qualquer estabelecimento do município, seja público ou privado, pode requerer alguma dessas palestras de forma gratuita, para isso, basta entrar em contato com a equipe de IEC e solicitar o agendamento de uma palestra.