Fundação mantém Programa de Saúde Mental  

 

O município de Rio Claro conta com o Programa Municipal de Saúde Mental atendendo nas unidades Caps III (Centro de Atenção Psicossocial), Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas), Caps i (infanto-juvenil em implantação) e dois ambulatórios: o Cesm (Centro de Especialidades em Saúde Mental) e Criari (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro).

O Programa de Saúde Mental é aberto à população e destinado a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. O atendimento é individual, em grupos, visitas domiciliares, assistência à família e atividades comunitárias.

Atendimentos

O Caps III tem sua sede na Rua 15 nº 442, no Consolação, funciona 24 horas e tem quatro leitos de retaguarda à crise atendendo pessoas com transtornos graves e persistentes. A média de assistência mensal da equipe multidisciplinar é de 540 atendimentos.

No Caps ad o atendimento é prestado para pessoas acima de 18 anos com transtornos decorrentes de uso abusivo de álcool e outras drogas. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Avenida 2 nº 522, centro, com média de 260 atendimentos no mês.

A unidade do Caps i, que se encontra em implantação e provisoriamente está instalada na Rua 3 nº 227, bairro Saúde, presta assistência a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes e decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas. O horário de funcionamento é das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Pessoas maiores de 18 anos com transtornos mentais leves e moderados, referenciadas pelos demais serviços de saúde mental do município, são atendidas no Cesm, localizado na Rua 12 nº 175, no bairro Consolação. Os atendimentos são previamente agendados e oferecem tratamento psiquiátrico e psicológico. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, com uma média mensal de 550 atendimentos.

A unidade do Criari está localizada na Rua 3 nº 227 e presta atendimento às crianças e adolescentes entre três e 18 anos incompletos, que apresentam dificuldades afetivas, psíquicas, familiares e ou sociais, podendo interferir no desenvolvimento, comprometendo a convivência e seu desempenho escolar. O Criari atende demanda espontânea e referenciada. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com média mensal de 800 atendimentos.

Novos horários

O horário de funcionamento das unidades foi alterado e deverá permanecer até o mês de julho. O novo expediente passou a ser o seguinte: o Cesm permanecerá aberto aos sábados, das 9 às 15 horas, exclusivamente para atendimento médico previamente agendado; e o Caps ad atenderá até as 19 horas às quintas-feiras, para atendimento médico agendado.