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Vigilância Sanitária tem como objetivo a saúde preventiva e o bem estar da comunidade
como um todo, elevando a qualidade de vida da população.
Estabelecimentos que comercializam, ou fabricam:
Alimentos, inclusive água
Medicamentos
Produtos de higiene pessoal, limpeza e desinsetização
Hospitais, consultórios médicos, odontológicos, veterinários
Laboratórios de análises clínicas
Hotéis e motéis
Creches, orfanatos, asilos
Do meio ambiente
Fiscaliza a qualidade da água para abastecimento público;
Criadouros de animais;
Disposição de lixo e esgoto.
ALIMENTOS: A COMPRA
Compre somente produtos de procedência, isto é, com registro nos órgãos competentes
Observar sempre as datas de fabricação e validade
As embalagens não podem estar: amassadas, rasgadas,. estufadas, adulteradas, úmidas ou enferrujadas.
Os ovos devem estar sem rachadura, protegidos da luz e calor.
Observar se os alimento congelados estão realmente duros e os refrigerados se estão entre 0ºC a 10ºC.
Observe a limpeza do local, se está protegido de insetos e roedores
Os produtos devem estar em prateleiras ou estrados de madeira, nunca no chão
Não leve seu animal às compras. O estabelecimento pode ser multado
Os açougues não podem usar luzes ou toldos vermelhos
Não podem vender carne previamente moída ou temperada.
CONSUMO DE ALIMENTOS
não consumir ovos crus ou carnes mal passadas.
lave as mãos após usar o sanitário e antes de se alimentar ou manipular alimentos.
lavar frutas, legumes ou verduras antes de consumi-las, deixando-as de molho por meia hora em 1 litro água com uma colher de sopa de cloro.
Não recongele o alimento após descongelá-lo.
Mantenha a limpeza da cozinha e utensílios e o lixo tampado.
Guarde os alimentos separados dos produtos de limpeza e outras substâncias tóxicas.
Organize sua dispensa para que os produtos que vão vencer sejam consumidos em primeiro lugar .
Não consumir alimentos que tiveram a embalagem danificada.
Retire das latas abertas as sobras de conserva e guarde-as em recipientes tampados.
Organize seu refrigerador de modo que não se misturem alimentos crus, cozidos, frios, aves, miúdos e peixes.
Os alimentos sob refrigeração, principalmente os prontos para o consumo, devem estar muito bem protegidos de respingos e bem embalados para não se alterar sabor, odor.
utilize somente sacos transparentes, nunca os leitosos para a guarda de alimentos.
Mantenha os alimentos sempre protegidos de insetos, roedores e poeira.
Medicamentos:
- Só compre medicamentos sob prescrição médica. Nunca siga conselhos de outras pessoas.
- Verifique se a caixa está bem impressa, com bula original, com rótulo bem fixo, sem rasuras na caixa, principalmente na data de fabricação e validade.
- Verifique se os selos da farmácia não ocultam essas informações importantes e o modo de tomar.
- Todos os medicamentos em frasco devem vir com lacre.
- Não compre medicamentos em feiras e camelôs.
- Não compre comprimidos ou envelopes avulsos, sem data de fabricação, validade e nº do lote.
- Confira o número de comprimidos da cartela.
- Ao guardar medicamentos em casa guarde sempre em local adequado, longe do alcance de crianças, com a bula e caixa original e a nota fiscal.
- Não interrompa um tratamento sem orientação médica, principalmente com antibióticos e não volte a tomar os comprimidos restantes.
Serviços de saúde
Ao utilizar serviços de saúde verifique:
- a higiene do local. E se conta com sanitários apropriados, com boas condições de higiene, com material necessário: sabonete, papel higiênico, talhas descartáveis
- se o profissional em questão faz uso de luvas, máscaras e aventais limpos durante a realização de procedimentos e se sempre lava as mãos antes e depois de qualquer procedimento.
- Verifique se a receita está em letras legíveis e contem informações claras a respeito da dosagem e duração do tratamento.
- Solicite do seu médico indicação de similares para poder optar pelo preço.
O bom atendimento também é peça fundamental em todo serviço prestado:
Verifique ser há fixação do preço de consultas e procedimentos em local visível e solicite sempre recibo. É um direito seu.
Denúncias ou Informações:
Vigilância Sanitária
Fone: 3533-1275
Av.1, 759 - esquina com rua 9
e-mail: visa@saude-rioclaro.org.br
Procon
3526 7300
3526 7214
Promotoria de Defesa do Consumidor
3534 1847
Ao fazer uma queixa:
Identifique-se: denuncias anônimas não podem ser encaminhadas.
Tenha sempre a ,ao os dados necessários ao encaminhamento do problema: nome, endereço e telefone do fornecedor, nota fiscal, pedido, contrato e detalhes sobre o produto ou serviço a ser reclamado.