Conferência da Saúde na fase regional será em Rio Claro

No sábado (23) aconteceu em Rio Claro a 12ª Conferência Municipal da Saúde organizada pelo Conselho e Fundação Municipal de Saúde.

O encontro teve a participação de 280 pessoas integrantes da sociedade rio-clarense e 126 propostas apreciadas e aprovadas para as demais etapas do processo, que defende o SUS e o direito constitucional à saúde. Foram eleitos 250 delegados.

A próxima fase será a Conferência Regional, marcada para os dias 1º e 2 de julho, no auditório das Faculdades Claretianas, com organização do Conselho Municipal e Delegacia Regional de Saúde de Piracicaba.

A abertura dos trabalhos na manhã de sábado foi feita pelo prefeito Du Altimari, que lembrou a importância da Conferência, “construída com debates sérios e fundamentais, que norteiam as ações da Saúde”. O prefeito também lembrou o trabalho realizado diante da epidemia de dengue, quando o “poder público teve uma ação concreta e de liderança no momento de dificuldade”; e falou da escola de medicina, que será um “marco no crescimento e na mudança de Rio Claro”.

Ao encerrar, Du fez a defesa do SUS – Sistema Unificado da Saúde - “pois ele é a garantia de saúde pública que serve de exemplo para o mundo”.

A vice-prefeita Olga Salomão destacou o cumprimento da democracia participativa por parte do governo municipal ao chamar e apoiar a Conferência da Saúde e observou que pela primeira vez em um evento desse porte se faziam presentes à mesa todas as esferas de governo, municipal, estadual e federal, ao mencionar a presença de representantes do Estado e do Governo Federal.

Olga Salomão estruturou a sua fala no direito ao SUS dizendo que a “saúde não deve ser privatizada” e que existe um “trabalho de desmantelamento dos direitos sociais constitucionais”. A vice-prefeita chamou os sindicatos para que defendam o Sistema Único de Saúde.

Também falaram na abertura o secretário de Saúde Geraldo de Oliveira Barbosa; a vereadora Raquel Picelli; o médico e representante do Ministério da Saúde, Jorge Harada; a representante do Conselho Municipal de Saúde, Rosane Victória da Silva; do Conselho Estadual, Solange Gomes; e a diretora do Departamento Regional de Saúde - DRS de Piracicaba, Maria Clélia Bauer.

Antes dos debates das propostas o Dr. Jorge Harada ministrou palestra sobre a temática da estrutura e papel do SUS e por sua dinâmica de conteúdo prendeu a atenção das mais de 200 pessoas que lotaram o auditório do NAM – Núcleo Administrativo Municipal.

A Conferência Municipal de Saúde é a etapa municipal da 15ª Conferencia Nacional e da 7ª Conferência Estadual.